terça-feira, 31 de julho de 2012

Balanço semana 40...e a fogaça

Ora bem, e como devagar se vai ao longe, cheguei à 40ª semana da minha luta com exactamente 23.4kg eliminados. Para quem nunca conseguiu (nem tentou a sério) emagrecer acho que é uma grande vitória.
Durante a semana tentei comportar-me ao máximo e obter o melhor de mim...foi uma semana tranquila com controle alimentar e exercício físico. Consegui evitar os doces e treinei de segunda a quinta no ginásio e no domingo treinei em casa. A alimentação foi regrada e apenas no sábado é que comi um croissant e 1 nata. Também consegui beber líquidos em quantidade adequada, mas confesso que já andei a beber mais...além de 1l de chá verde e 1 l de água ainda conseguia beber 1l de chá de gengibre....tenho que readquirir esse hábito.
Falhas
Exercício: Na sexta e sábado não treinei
Líquidos: bebi aproximadamente de 1l água +  1l chá verde/dia
Alimentação: croissant e nata (sábado)
E o resultado foi positivo....menos 0.6kg e desta forma estou prestes a sair dos 95kg, ehehehehe...espero que seja na próxima semana :)

Mas na realidade nada tenho feito para isso porque esta semana já começou muito mal...a segunda feira até foi um dia relativamente tranquilo ao nível de alimentação, mas hoje já começou mal :)
Já vos falei do meu grupo de ""Amigos do Comboio"...que são as pessoas fantásticas que me acompanham diariamente no percurso até Coimbra...pois bem hoje decidimos fazer o pequeno almoço no comboio como despedida pré férias...e foi muito bom...café, vinho do porto, biscoitos húngaros e fogaça quentinha.
Sabem o que é fogaça???
A fogaça é um pão doce, típico de Santa Maria da Feira (onde resido) e que teve a sua origem num voto a São Sebastião por volta do séc. XVI. Todos os anos se realiza a 20 de Janeiro a Festa das Fogaceiras, onde a fogaça é ofertada ao mártir. A festa surgiu há muitos anos atrás depois da mortandade causada pela peste. Na altura, os Condes do Castelo da Feira, estipularam uma renda anual de 30 mil reis para que a festa se realizasse e ao longo da nossa história a organização foi passando de mão em mão até aos dias de hoje em que é organizada pela autarquia da Santa Maria da Feira. O formato da fogaça alude às torres do Castelo da Feira.
Cá está a fogaça :)
Agora imaginem este doce quentinho acompanhado com um cafezito e seguido de um calice de vinho do Porto, ehehehe...não existe melhor forma de começar o dia :) A fogaça também combina bem com manteiga e todo o tipo de compotas...e deve ser  à partida à mão (dizem os entendidos, lolol).
Santa Maria da Feira é uma terra cheia de encanto e com uma grande dinâmica cultural...por exemplo, na próxima quinta feira começa a Viagem Medieval em Terra de Santa Maria...mas entretanto ainda vos venho cá falar sobre isso. 
Um bom dia para todas :)

11 comentários:

  1. mas claro que é uma vitória, olha quanto vc já eliminou amiga, parabéns!
    Parabéns também pelo peso eliminado, devagar se chega lá!
    boa terça!!!!
    beijo

    ResponderEliminar
  2. Parabéns pela eliminação. Continue determinada que vc alcançara o teu objectivo.


    Essa fogaça tem mesmo bom aspecto. Dá vontade de comer 1 fatia agora ao lanche :)

    Bjo

    ResponderEliminar
  3. Parabéns, vc está indo super bem.
    Fiquei apavorada com tanto chá que vc toma, tenho que ter esse costume.

    ResponderEliminar
  4. Vim conhecer seu blog e adorei, já estou te seguindo. Estou tbm nesta mesma lut. Venha conhecer e participar do meu blog:http://eumeamoeumecuidoeliz.blogspot.com.br/
    Abraços!

    ResponderEliminar
  5. fóco e força dá nisso,sempre firme amiga
    qrida fiz um blog só de artesanato,dá uma olhadinha lá se vc gostar siga
    http://glacyfazendoarte.blogspot.com.br/
    ok amiga
    bjinhusss

    ResponderEliminar
  6. Mais de 20 kg eliminados não é uma vitória , é uma "Ganda" vitória!!! Parabéns e boa continuação de luta. Eu já provei dessa fogaça e adorei, sem café e sem doce, simples mesmo, é uma maravilha.
    O ano passado fomos com um grupo de amigos pela primeira vez a Feira Mediaeval de Santa Maria da Feira e devo dizer que fiquei estupefacta com o profissionalismo, cenários, actividades, é absolutamente fantástico!!!!!

    Beijinhos, Sweet

    ResponderEliminar
  7. Claro que é uma super vitória!!! Parabéééns!!! Excelente resultado!!! Excelenteeeee!!! Linda a fogaça!!! Te desejo mais sucesso!!!

    ResponderEliminar
  8. Ai que saudades dessa fogaça...

    ResponderEliminar
  9. amiga meus parabéns pelo peso eliminado ..vc merece é uma vitoriosa..continue assim..
    bjks

    ResponderEliminar
  10. Muitos parabéns :D

    Ainda bem que está tudo a correr melhor agora! :D Muita força :D

    Beijinhos e parabéns ;)

    ResponderEliminar
  11. Boa! Continua a seguir em frente, uns dias melhores outros não tão bons, mas sempre para a frente! ;) ***

    ResponderEliminar