quinta-feira, 28 de abril de 2011

IMC

Tenho andado a ler muita informação sobre como emagrecer...porque gosto de estar informada e de aprender. Além disso estamos a falar da minha saúde e quero ter noção de tudo o que lhe diz respeito.
Nesta demanda por informação encontrei um site bastante útil promovido pela empresa Roche Farmacêutica Química, Lda, http://www.roche.pt/emagrecer/, e neste site encontrei informações preciosas sobre a luta contra a obesidade.
Algo que me chamou a atenção foi o Índice de Massa Corporal (IMC) ou Índice de Quetelet, e a forma como este pode ser importante para determinar uma parte da nossa saúde física. O IMC é o processo mais utilizado para avaliar o excesso de peso e o grau de obesidade, caso exista.
O IMC calcula-se a partir da seguinte fórmula: IMC = peso (Kg) / (altura x altura) (m). A classificação do estado ponderal do adulto, segundo o IMC e o risco de comorbilidades, compreende as seguintes classes:
IMC
Classificação
Risco de Comorbilidade
<18,5
Baixo peso
Baixo
18,5-24,9
Peso normal
Médio/Normal
25-29,9
Excesso de peso
Aumentado
30-34,9
Obesidade Grau 1
Moderado
35-39,9
Obesidade Grau 2
Grave
>= 40
Obesidade Grau 3
Muito Grave
Classificação de acordo com o IMC (segundo a OMS)
O risco de comorbilidade é um conceito relativamente novo, desenvolvido por especialistas da medicina interna, que corresponde à associação de pelo menos duas patologias num mesmo paciente, ou seja, corresponde ao risco que existe de ter doenças associadas à obesidade.
O site também dispõe de uma calculadora do IMC.


Segundo a calculadora, neste momento, o meu IMC é de 41, o que se enquadra em Obesidade de grau 3. Nesta classificação existe um risco muito elevado de outras doenças associadas. 



Já andava preocupada, mas agora estou seriamente preocupada...tenho que cuidar de mim e da minha saúde. 
O meu primeiro objectivo é baixar o meu peso de forma a que o meu IMC mude de grau, vou manter, ainda com mais afinco, o objectivo de emagrecer 8,6 kgs até ao dia 12 de Julho.
Vou concentrar-me, cada vez mais, na minha luta e no meu objectivo.

Sem comentários:

Enviar um comentário